quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Condecorações, distinções e afins

Nos últimos dias tem-se registado - numa semelhança ao famoso baby boom - uma explosão do número de condecorados pelo Presidente da República. Eu próprio, que até o tenho em boa conta, encaro esta situação com algum espanto (ou nem tanto).
José Mourinho, Belmiro de Azevedo e Bill Gates foram apenas alguns dos nomes que Jorge Sampaio teve todo o prazer em distinguir. Confesso ainda alguma (muita, no caso de Bill Gates) admiração pelo trabalho desenvolvido em cada uma das áreas correspondentes, mas não exageremos! A propósito desta onda condecorativa, um comentador da RTP - cujo nome não me recordo - manifestou-se da seguinte forma: "Isto acaba até por ser uma desvalorização das poucas personalidades que realmente merecem estas distinções, como Bill Gates, visto que nos últimos dias qualquer pessoa que esteja num raio de 1km do Palácio de Belém é automaticamente "sugada" para ser premiada". E digo eu que a imagem até é relativamente interessante.
Entretanto, e seguindo o tom contestatário que pretendo neste post, tenho-vos a dizer que já pedi que retirassem o meu nome da lista dos condecorados. Porque raio hei-de estar junto do Zé do Talho ou do Manel dos Telemóveis? Naaaa, muito baixo para mim! Sugiro-vos que façam o mesmo e evitem a propagação desta peste conhecida como "febre-condecora-tudo-e-todos-no-final-do-mandato": é uma doença perigosa e transmite-se de presidente para presidente através da cadeira de Chefe de Estado.
A solução passa simplesmente por enviarem um email à Presidência da República requerindo a vossa exclusao da pretensa lista de galardoados. Não esquecer, no entanto, a obrigatoriedade de não circular num raio inferior a 2km do Palácio de Belém, pois qualquer tipo de aproximação do edifício pode anular o efeito do email.

Ok, eu estou doente e isto pode parecer tudo muito surreal. Posso até estar a exagerar, mas se olharmos com atenção para este fenómeno veremos que o caso é bem mais bicudo do que parece. Daqui a pouco tempo o posto mudará de dono mas a história será a mesma, pelo menos no que concerne esta fantochada das condecorações. Só não consigo imaginar o Cavaco Silva a receber o Bill Gates no Palácio de Belém. Ou melhor...não consigo imaginar o Bill Gates a perceber uma única palavra do que diz o Cavaco sem um intérprete, mas pronto...

3 comentários:

Cynath disse...

Siiiim... No futuro, daqui a 10 anos, as pessoas realmente importantes serão distinguidas por não serem condecoradas!
Já os criminosos, pedintes, prostitutas e professores de Direito serão obrigados a condecorações semanais com direito a serão passado com o nosso presidente Cavaco...
O mundo está prestes a ficar perfeito!
Cheers, Catalão!

Anónimo disse...

hei! n sei se isto altera alguma coisa na tua perspectiva "condecoratoria" mas foi o miguel sousa tavares kem dix isso. o unico problemas foi k o fez enquanto babava a falar do bill gates... tb n era preciso exagerar. axo muito importante e louvavel a ajuda que ele dá para uma serie d causas e é só por isso k eu n digo: kill bill! :S AH! AH! AH!

Rui Catalão disse...

Se o Miguel Sousa Tavares falou disso, eu cá não sei, mas que houve um comentador na RTP (que não o Marcelo Rebelo de Sousa) a falar desse assunto, disso tenho a certeza :x